Porquê esta relação tão directa da alimentação vegetariana crua com os seus benefícios?

As mudanças que se fazem a nível de alimentação fazem-se sentir naturalmente na saúde e bem estar geral. O que acontece com a comida crua é que essas mudanças e benefícios são mais notórios e rápidos de observar. A diferença acontece simplesmente ao começar a introduzir mais alimentos crus na tua alimentação normal. Estás a consumir mais nutrientes de boa qualidade, sem serem processados e com inúmeras propriedades nutricionais desintoxicantes e purificadoras.

Se, por exemplo, começares a tomar regularmente sumos e batidos verdes, durante 8 a 10 dias, os efeitos já serão extremamente poderosos e benéficos a nível geral. Tudo isto acontece pelo aumento do consumo de ingredientes ricos em enzimas, minerais, vitaminas, aminoácidos e fitonutrientes que o corpo reconhece como alimentos essenciais e puros para a nutrição do organismo.

A importância das enzimas é evidenciada porque toda a actividade realizada a nível do corpo humano é feita através delas, funcionando como se fossem “trabalhadores” numa empresa. Elas são responsáveis não só pela digestão e assimilação dos alimentos mas também pela eliminação de toxinas, combate a infecções, conservação e reparação das células, etc.

O processo de cozinhar os alimentos a temperaturas superiores a 48º destrói as enzimas, tornando-as inactivas. Este é o  grande interesse de comermos os alimentos na sua forma mais natural. Desta forma, vamos ter mais “trabalhadores” disponíveis para realizar funções que há algum tempo estavam em espera… e é por isso que muitas vezes é quase imediato sentir os benefícios desta alimentação.

Se aprofundares esta alimentação e quiseres aumentar o seu consumo para uma percentagem acima de 50% em relação à comida cozinhada, os seus efeitos serão cada vez maiores e mais vincados com o passar do tempo. Conforme o nível a que te sintas confortável de introduzir estes alimentos no teu dia a dia, também estão relacionados os seus efeitos mais ou menos prolongados.

É importante perceber o que funciona melhor para o teu corpo, quais os alimentos que melhor digeres, como te sentes após cada refeição, etc. É também muito importante variar e consumir alimentos de todos os grupo para assim saberes que não há falhas a nível nutricional.

Dependendo do teu propósito de apenas aumentar o bem estar e energia para o corpo ou ir mais longe e fazer da raw food um próprio estilo de vida mais aprofundado. Várias são as opções. Não tem de ser tudo ou nada! Tanto podes experimentar apenas comer mais alimentos crus ou chegar a um consumo mais elevado, como até mesmo chegar a 100% cru.

Muitos são os benefícios reclamados desta alimentação, entre eles os mais conhecidos:

  • Melhoria de energia, saúde e vitalidade
  • Melhores digestões e boa sensação de satisfação após as refeições
  • Aumento da sensação de leveza e bem estar
  • A pele fica mais bonita
  • As unhas e o cabelo ficam mais fortes
  • Os olhos aclaram e ficam mais brilhantes
  • Desintoxicação geral do corpo
  • Perda ou regulação de peso
  • Melhoria em processos inflamatórios e até doenças mais graves*
  • Melhoria na percepção das necessidades físicas e energéticas do teu corpo
  • Melhor sintonia contigo própria nas várias vertentes emocionais ou intuicionais

Tudo isto e muito mais são conquistas que vais obter com a raw food – alimentação vegetariana crua. Faz a experiência raw e sente a diferença!

*Não pretende substituir qualquer diagnóstico ou tratamento médico.