Levedura Nutricional v.s. Levedura de Cerveja

 

Levedura nutricional

A levedura nutricional (nutricional yeast) é uma levedura que provém de uma estirpe denominada Saccharomyces Cerevasiae, cultivada especificamente para ser usada como suplemento alimentar. O seu cultivo é feito de forma controlada, numa mistura de melaço de cana e beterraba. O objetivo é obter uma levedura de boa qualidade, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, ferro, fósforo, cobre, zinco e cromo. Algumas marcas adicionam também a Vit. B12.

Depois do cultivo, ela é colhida, lavada, pasteurizada e seca para se conseguir um produto altamente nutritivo. Apesar de não ser considerada um produto raw, ela contém excelentes propriedades e é considerada um superalimento. Não contém glúten e pode ser consumida por portadores de Candida albicans. É muito afamada pelo seu acentuado sabor a queijo e faz as delícias de quem procura este sabor nas suas receitas vegan ou raw.

Não deve ser confundida com a levedura de cerveja, que é um subproduto da fermentação da cerveja. Nesta fermentação são usados grãos de trigo, cevada, malte e flores de lúpulo. Embora esta também contenha inúmeras vitaminas e minerais, a levedura nutricional contém valores superiores. Em termos de sabor, a levedura de cerveja tem um sabor mais amargo e, para muitas pessoas, difícil de se gostar.

Ambas devem ser usadas em cru, ou não aquecidas acima de 65ºC, de forma a manterem o seu potencial nutritivo.

Podem ser usadas em:

  • Leites vegetais
  • Sumos ou batidos verdes
  • Cereais ou muesli
  • Como topping em saladas
  • Em molhos
  • Em queijos vegetais
  • Em sopas
  • Em cereais cozinhados

A levedura nutricional encontra-se em marcas de superalimentos, lojas para desportistas, ervanárias, supermercados Bio, etc.

A levedura de cerveja encontra-se à venda na maioria dos supermercados, lojas Bio e ervanárias, etc.

Vale a pena experimentar!

Facebookgoogle_pluspinterestmail


8 thoughts on “Levedura Nutricional v.s. Levedura de Cerveja”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *