Como germinar alfalfa?

IMG_2781

Os germinados são alimentos puros e cheios de energia que contribuem para uma melhor nutrição. Ao introduzir os germinados na alimentação, vais trazer ao teu corpo mais vitalidade proveniente de uma planta no seu estágio de maior energia.

Uma pequena porção destes alimentos numa salada, batido ou patê funciona como uma excelente concentração com alto valor nutricional. São muito ricos em aminoácidos, enzimas, vitaminas, minerais e fibras. Os germinados são altamente antioxidantes e extremamente alcalinizantes.

As suas propriedades são muitas e por isso também são considerados um super alimento pois contribuem para uma alimentação mais saudável, equilibrada e nutritiva. A melhor maneira de ter estes alimentos sempre disponíveis é prepará-los em casa de uma forma simples e prática.

Germinar alfalfa é um processo muito simples de executar e que demora apenas 2 minutos diários de atenção e pouco mais 😉

Como preparar os germinados de alfalfa?

Os germinados podem ser feito em frascos de vidro, sacos de linho, cânhamo ou em tabuleiros com furos, próprios para germinar.

Primeiro há que demolhar as sementes de alfalfa biológica. Demolhar significa pôr de molho em água durante a noite de modo a que as sementes hidratem, libertem os inibidores enzimáticos para que se possa iniciar o processo de germinação.

Após serem demolhadas, as sementes são lavadas, escorridas e colocadas a germinar durante alguns dias. Devem ser regadas (lavadas e escorridas) pelo menos de manhã e à noite, ou uma terceira vez se o tempo estiver muito quente. Se fizeres a germinação em frasco, ele deve ficar voltado para a baixo, tapado com um tecido fino ou rede e com uma inclinação de cerca de 45º.

Só é necessário manter as condições óptimas de crescimento em termos de hidratação e circulação de ar. Todo o resto do processo é feito de forma automática pela natureza.

Até já!

Anabela

Facebookgoogle_pluspinterestmail


4 thoughts on “Como germinar alfalfa?”

  • Olá. Obrigada pela partilha de informação. ☺ A semente de alfafa, quando está pronta a consumir, fica com a casca ou sem casaca? Já agora, as sementes de cânhamo, germinam no ar ou na terra? Muito obrigada. ☺

    • Olá 🙂 A semente de alfalfa já germinada pode ser consumida com ou sem casca. Para tirar a casca basta colocar numa taça com água abundante, mexer bem com os dedos e retirar (as cascas ficam a boiar ou no fundo). Depois é só armazenar no frio. As sementes de cânhamo com casca podem germinar apenas ao ar durante uns 3 a 6 dias. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *