Caril & Fitas de Legumes

Caril & Fitas de Legumes

Nesta altura do ano em que está frio, o calor das especiarias também se pode usar para aquecer os pratos crudívoros/crudiveganos. Foi essa a intenção ao preparar-vos este prato. Sou apreciadora de temperos e de comida indiana e neste caso é apenas adaptar os condimentos aos legumes no seu estado natural. Acontece que ao cortar os legumes em tiras finas e deixá-los a marinar por meia hora ou mais, conseguimos uma textura mais moldável e o sabor das especiarias fica muito bem incorporado.

Na hora de cortar as cenouras e o rábano, o melhor é optar por usar uma mandolina pois é muito mais fácil e conseguem-se fazer tiras bastante finas. Em alternativa podem usar um descascador de vegetais e fazê-lo manualmente. Depois é só temperar a gosto e deixar repousar. Consoante o tipo de especiarias usadas o prato pode ficar mais ou menos intenso. Por exemplo, a mistura de caril que se encontra nos supermercados difere muito no sabor das especiarias que se encontram nas lojas orientais.

O rábano não é muito usual na culinária portuguesa e por isso nem sempre se encontra à venda. Mas com os olhos bem atentos, conseguem-se alguns exemplares. Eu aproveito para comprar quando os vejo e assim poder variar nos ingredientes que consumo diariamente 😉

Quais as caraterísticas principais do rábano?

O rábano é muito rico em vitaminas B e C. Contém cálcio, fósforo, magnésio, potássio e arsénio. É um bom expectorante e tónico respiratório pois fluidifica as mucosas e favorece todo trato respiratório. Experimentem usar o rábano branco pois tem um sabor mais suave. Fica muito bem quando misturado com outros vegetais e especiarias. Em cru pode ser usado cortado finamente ou ralado em saladas. Conserva-se no frigorífico por bastante tempo.

Caril & Tiras de Legumes

Ingredientes

2 cenouras

1 rábano

1 colher chá de caril

1 colher sopa de azeite

sal marinho integral ou tamari (molho de soja sem trigo)

Preparação

Corte os vegetais em tiras finas com a mandolina ou o cortador de vegetais. Tempere com os condimentos e reserve por cerca de 30mn ou mais. Os legumes vão absorver todos estes aromas. Retifique os temperos se for necessário. Sirva num prato decorado com sementes spicy (abóbora e girassol temperadas e desidratadas). Pode preparar antecipadamente e deixar no frigorífico a marinar até à refeição seguinte. Conserva-se no frigorífico por 2 a 3 dias.

 

Facebookgoogle_pluspinterestmail


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *